Sobre o SimuFísica®

A plataforma SimuFísica1 é uma coleção de aplicativos de simulação computacional para pesquisa e aprendizagem de Física e de outras ciências, podendo ser usada como apoio em sala de aula de Ensino Médio e de Ensino Superior.

No momento há basicamente dois tipos de aplicativos: as simulações computacionais, que visam simular diversos fenômenos físicos, e os laboratórios virtuais, que se destinam a reproduzir dados obtidos de experimentos realizados nos laboratórios didáticos.

O SimuFísica® é um projeto em andamento iniciado em meados de 2020. O projeto conta com diversos colaboradores dentro do Departamento de Física da Universidade Federal de Rondônia, incluindo docentes e estudantes de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica e de Mestrado Profissional em Ensino de Física.

Versão atual: 1.11 (15/11/2024)

Sobre o desenvolvedor

Marco Polo Moreno de Souza é físico docente do Departamento de Física da Universidade Federal de Rondônia (Campus Ji-Paraná) desde 2013 e líder do grupo de pesquisa Estrutura da Matéria e Física Computacional. Suas áreas de interesse são Física Atômica, Física Molecular e Óptica (experimental), mais especificamente óptica não linear, incluindo geração e modelagem de mistura de ondas e investigação de outros processos coerentes em sistemas atômicos induzidos por lasers contínuos e por pulsos ultracurtos. Tem experiência também com computação de alta performance envolvendo processamento paralelo em núcleos CUDA de GPUs Nvidia.

E-mail para contato: [email protected]

Homepage: https://marcopolo.unir.br/

1 SimuFísica é uma marca registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Este projeto tem suporte financeiro do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, processo 304017/2022-1), da FAPERO (Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia, protocolo 36214.577.20546.20102023) e da UNIR (Universidade Federal de Rondônia, processo SEI 23118.006316/2024-79).